Header Image - ANATOMIA RESUMIDA

Hidrocefalia

Hidrocefalia (hidro água céfalo cabeça) é uma condição que se caracteriza pelo acúmulo do líquido cefalorraquidiano (LCR) nos ventrículos cerebrais (cavidades intercomunicantes localizadas em áreas do encéfalo) e no espaço subaracnoide entre as membranas aracnoide e pia-mater das meninges. Esse acúmulo pode ser causado por um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido cefalorraquidiano ou por algum tipo de obstrução que impeça sua circulação e drenagem. O fato é que o excesso retido faz os ventrículos cerebrais dilatarem, o que pode provocar compressão e danos nas estruturas encefálicas.

A hidrocefalia pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nas crianças e nos idosos.

Imagem: Reprodução/Internet
Compartilhe:

Meninges

Você Sabia, que o Sistema Nervoso Central é constituído pelo encéfalo (cérebro, bulbo e cerebelo) e pela medula espinhal?

Essas estruturas são fundamentais para o funcionamento do organismo, diante da importância desse sistema, protegê-lo é essencial e para isso, contamos com a presença da caixa craniana, vértebras e meninges

Imagem: Reprodução/Internet

Constituído de tecido conjuntivo denso e frouxo, o mesênquima que envolve o tubo neural se condensa, formando uma membrana primitiva, que se chama MENINGE. Formando as membranas: dura-máter, aracnóide e pia-máter, tendo como função principal proteger esse sistema tão importante.

Compartilhe:

O CORPO HUMANO

Você Sabia, que o corpo humano é constituído por diferentes partes, como a pele, os músculos, os nervos, órgãos, ossos etc. Quantas vezes vemos comparações do corpo humano com uma máquina, quanto ao seu funcionamento, sistemas, ciclos, funções e complexidade, porém nenhuma máquina, por mais sofisticada e precisa que seja, consegue alcançar a magnitude, perfeição e beleza em cada parte do corpo humano, e eu como profissional e estudante da saúde chamo o magnifico corpo humano de “a máquina viva”.

Imagem: Reprodução/Internet
Compartilhe: