O CORPO HUMANO

1
513

O CORPO HUMANO

Imagem: Reprodução/Internet

Você Sabia, que o corpo humano é constituído por diferentes partes, como a pele, os músculos, os nervos, órgãos, ossos etc. Quantas vezes vemos comparações do corpo humano com uma máquina, quanto ao seu funcionamento, sistemas, ciclos, funções e complexidade, porém nenhuma máquina, por mais sofisticada e precisa que seja, consegue alcançar a magnitude, perfeição e beleza em cada parte do corpo humano, e eu como profissional e estudante da saúde chamo o magnifico corpo humano de “a máquina viva”.

Os pesquisadores dizem que o corpo humano é um dos objetos mais abordado e estudado da história, mesmo após diversas descobertas, ele continua sendo o mais admirado por todos os amantes da Anatomia Humana, grande parte disso, é dado pelo modo de como as partes do corpo se integram e interagem entre si, visto que cada parte do corpo depende uma das outras para sobreviverem.

O corpo humano é chamado também de organismo, pois é constituído de inúmeras células que apresentam formas e funções definidas, que associadas formam os órgãos e sistemas.

CÉLULAS

As células apresentam estruturas semelhantes membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Cada célula do corpo pode variar quanto a forma (estrelada, alongada, cilíndrica etc.), quanto ao tamanho e ao tempo de vida (as células ósseas duram vários anos, enquanto as células da pele se renovam entre 35 e 45 dias).

Cada tipo de célula se desenvolve para desempenhar uma função no organismo. A célula muscular, por exemplo, é capaz de se contrair. A hemácia transporta oxigênio para todo o corpo. A célula nervosa é capaz de receber estímulos.

TECIDOS

A vida dos ser humano começa com uma única célula. Esta se divide e origina duas novas células, que também se dividem e formam mais duas e assim sucessivamente. Durante a formação do feto, no útero materno, as células vão se desenvolvendo, conforme sua localização e função no organismo. Esse processo é chamado de diferenciação celular.

No corpo humano existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células trabalham em grupo, estão organizadas de maneira integrada, desempenhando juntas, uma função determinada. Esses grupos de celulares formam os tecidos.

Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro tipos:

  • Tecido epitelial,
  • Tecido conjuntivo,
  • Tecido muscular,
  • Tecido nervoso.

ÓRGÃOS

Os tecidos, da mesma forma que as células também se agrupam. O conjunto de tecidos que desempenham determinada função recebe o nome de órgãos. Em geral um órgão é formado por diferentes tipos de tecidos. Vários órgãos formam o corpo humano, entre eles, coração, pulmão, cérebro, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, ossos, baço, olhos etc. A maior parte dos órgãos está localizada no tronco. A pele é o maior órgão do corpo humano.

ORGANISMO

Um conjunto de órgãos forma um sistema. Um conjunto de sistemas constitui um organismo. Assim: Um conjunto de órgãos que atuam de modo integrado constitui um sistema. O corpo humano é formado de diversos sistemas: respiratório, circulatório, digestório, cardiovascular ou circulatório, muscular, nervoso, endócrino, excretor, linfático, reprodutor e ósseo. 

Cada sistema apresenta sua função específica. O sistema respiratório, por exemplo, é responsável pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico, retirado das células. Por fim, o conjunto de todos os sistemas constitui o organismo que funcionando em conjunto e harmonicamente mantém a sobrevivência do corpo humano.

Fonte imagem: www.anatomiaresumida.com

 

DIVISÃO DO CORPO HUMANO

O corpo humano pode ser estudado em partes distintas, para facilitar sua compreensão. Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros.

  • Cabeça: Crânio e Face
  • Pescoço: União entre o tronco e a cabeça
  • Tronco: Tórax, Abdome e Pelve
  • Membros (Membro Superior): Ombro, Braço, Antebraço e Mão
  • Membros (Membro Inferior): Quadril, Coxa, Perna e Pé

Cada parte do corpo humano é formada por diversas estruturas e sistemas, onde cada um tem sua função específica.

SISTEMAS: esquelético, articular, muscular, cardiovascular, nervosorespiratóriodigestóriourinário, genital, linfático, endócrino, e tegumentar.

Obs: Para saber mais sobre cada sistema, basta clicar em um dos sistemas citados acima.

Nenhum ser humano é igual a outro. A voz, as características particulares, tornam cada pessoa diferente das demais. Apesar da diversidade de características, todos temos um corpo semelhante, todo ser humano tem a mesma estrutura básica e a mesma organização.

CABEÇA

A cabeça é formada pelo crânio e pela face. No interior do crânio encontra-se o cérebro. Na face estão os olhos, o nariz, a orelha e a boca.

O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso. É a sede dos atos conscientes e inconscientes, da inteligência, da memória, do raciocínio e das imaginações.

Os olhos, o nariz, a orelha e a boca fazem parte dos órgãos dos sentidos, responsáveis por levar informações ao cérebro. A cabeça é a extremidade superior do corpo unida ao tronco pelo pescoço.

Imagem/Reprodução: Internet

 

PESCOÇO

O pescoço ou colo (do latim collum) é a parte do corpo que une a cabeça ao tronco. Também chamado de região cervical, tem a função de sustentar a cabeça, permitir seu movimento e ligá-la ao tórax, além de servir como passagem e “alojamento” para outros órgãos e estruturas. Divide-se em região cervical anterior (contém: vasos, nervos, glândulas e porções do sistema digestório e respiratório), região cervical lateral direita e esquerda (contém: músculos importantes e linfonodos cervicais) e região cervical posterior, também chamada de nuca (contém: medula espinhal, vértebras e estruturas associadas);

Imagem: Reprodução/Internet

 

TRONCO

Composto pelo tórax, abdome e região pélvica. No tórax, encontramos a região mamária, região auxiliar (axila ou fossa axilar e região circunvizinha) e região vertebral (longo do dorso e coluna vertebral). Já o abdome está dividido em nove regiões, o que facilita inclusive a localização de dores e outras anormalidades. Por fim, na região pélvica encontramos a região púbica, o períneo ( contém os órgãos sexuais externos e ânus), região sacral, glútea.

Imagem/Reprodução: Internet

 

MEMBROS

Os membros dividem-se em superiores e inferiores. Os membros superiores são formados pelo ombros, braços, cotovelo, ante braços, pulso e mãos.Os membros inferiores são formados pela pelve, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés. Os membros são responsáveis por toda a mobilidade do corpo humano.

Fonte imagem: www.anatomiaresumida.com

 

E aí moçada, beleza?

Bom, espero que vocês tenham gosta desse tema, pois são tantas as razões para estudar sobre o Corpo Humano. Logo estarei postando outros conteúdos de grande importância para vida humana.

Valeu moçada, um grande abraço e fiquem com Deus  😀 
FONTE DE PESQUISA

http://www.auladeanatomia.com/novosite/generalidades/divisao-do-corpo/
https://www.todamateria.com.br/partes-do-corpo-humano/
http://anatomia-humana.info/corpo-humano.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano
http://www.anatomiadocorpo.com/